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CROWDFUNDING - COMO VIAJAR TOCANDO POR 3 PAÍSES COM A AJUDA DOS FÃS (Estudo de Caso)

Caro músico.

Como uma grande dificuldade das Bandas independentes (que ralam fazendo tudo sozinhos) é levantar grana para fazer seus projetos musicais, nesse post vou te passar 5 dicas práticas de como eu usei o Crowdfunding pra levantar grana pra viajar por 3 países aqui da América latina com meu trio em 2014.

Nessa turnê independente de 26 dias tocamos por várias cidades, inclusive em um grande festival de cinema na Argentina - Mendoza Proyecta.  Com essas dicas você pode levantar grana pra fazer praticamente o que quiser, inclusive, suas turnês.

Então, vamos nessa!

Primeiramente, a ideia do crowdfunding é bem simples: "Mobilizar pessoas que se identificam com sua banda pra lhe ajudar a realizar algo, e em troca elas receberão recompensas"

Na prática, é você movimentar sua base de fãs para obter fundos para lançar um novo álbum, sair em turnê, fazer um show etc, e recompensar os fãs com prêmios, como por exemplo, um cd  autografado.

O crowdfunding é ótimo, pois ele é a maneira mais inteligente de se fazer, por exemplo, um cd com a ajuda dos fãs. Antigamente, as Bandas tiravam dinheiro do Bolso pra fazer o CD e depois tentar vender aos fãs. No fim das contas, as bandas por não saberem (ou terem vergonha de) vender, acabavam "dando de graça" esse produto, dizendo fazer divulgação.  Bom, dá pra fazer divulgação e sem sair no prejuízo ;)

Em minha primeira campanha em 2014, eu fiz o crowdfunding usando o inbox do facebook. Fazia mais sentido pra mim, já que eu tinha os fãs do meu trio tudo no Facebook e nossa meta era levantar apenas R$5.000, só para a compra das passagens aéreas.

Porém, há muitos sites no Brasil, com ferramentas próprias pra sua Banda lançar uma campanha de crowdfunding:  tem a Kickante, Catarse,  Embolacha etc.

Nessas plataformas, você ganha uma página de divulgação própria onde poderá colocar vídeos, o texto da campanha, as recompensas que as pessoas receberão lhe ajudando etc. E as pessoas poderão lhe ajudar na campanha de maneira muito fácil, pagando com cartão de crédito, boleto bancário. Bem legal.

Mas, a verdadeira questão é, como você pode maximizar  sua chance de sucesso para as pessoas lhe ajudarem na campanha? Anota aí as dicas:

1. O segredo está nos números...

...Já dizia meu antigo professor de matemática da oitava série, e que hoje tenho certeza que ele tinha razão ;).  Então, vamos pensar nos números. Como exemplo, digamos que sua Banda quer gravar um EP que custará um total de R$5.000.

Digamos, que a média/R$ que vocês queiram que os fãs lhe ajudem, seja de R$40, adquirindo uma recompensa nesse preço. Logo, quantos fãs vocês precisarão para lhe ajudarem na campanha?

R$5.000 / R$40 = 125 fãs. 

Olha como ficou mais "alcançável" fazer essa campanha. Vocês precisarão apenas de 125 fãs comprando uma recompensa no valor de R$40, que poderia ser por exemplo, uma cópia autografado do CD a ser gravado depois da campanha. 

Agora, digamos que sua Banda tenha 4 pessoas. Qual a meta pra cada um conseguir fãs pra ajudarem na campanha? 

125 fãs/ 4 integrantes = 31 

Cada integrante, precisará convencer apenas 31 fãs pra ajudar na campanha. Simples, assim. 

2. Foque nos Fãs Próximos (seguidores, amigos, familiares, cachorro, papagaio etc)

O segredo número 1 pra você ter sucesso no crowdfunding é focar primeiramente no círculo social de sua Banda: Fãs, amigos e familiares.  Anota o nome e contato de todo mundo que curte sua Banda, pois serão esses que mais lhe ajudarão na campanha.

A maioria das campanhas que não dão certo, são aquelas onde as Bandas "dão tiro" pra todos os lados em vez de focarem primeiramente no círculo social da Banda:

  • Fãs
  • Amigos
  • Familiares

Conforme dados da Plataforma Catarse, apenas 10% do sucesso de uma campanha vem de estranhos, que "tropeçarão" em sua campanha e vão querer fazer parte.

Logo, incentive o "círculo social da Banda" em ajudar logo nos  dois primeiros dias do lançamento do seu projeto, para gerar um "barulho" em suas redes sociais,  o que resultará em algo super importante: a prova social do seu projeto. 

2. Domine a arte da comunicação

Só porque você lançará uma campanha de crowdfunding, não quer dizer que todos os seus fãs vão querer saber mais sobre isso e querer se envolver, porque eles ouviram sobre isso no seu feed do Facebook ou Twitter.

Não marque bobeira!

Crowdfunding é ação. Você precisa realmente estar na cabeça dos fãs toda hora, e vender os benefícios de se juntar a você nesta missão e por que eles absolutamente precisam conferir seu vídeo. Não apenas espere eles tomarem a ação. Pegue-os pelas mãos. A melhor maneira de fazer isso é:

  • Não perca seus fãs de vista. Esteja em contato com eles e incentive-os a lhe ajudar.
  • Invente recompensas interessantes que atraiam os fãs
  • Durante a campanha, compartilhe diariamente atualizações importantes e fatos, imagens e fotos dos bastidores. 

Como eu explico no Crowdfunding para Bandas, Marketing é tudo

3. Foque a divulgação na sua mídia Social que der mais resultados

Embora eu recomende você ter algum tipo de presença em todas as plataformas de mídia social que apontam para a página principal de sua campanha, eu acredito firmemente no princípio "80/20" de um camarada chamado Pareto, que diz que, normalmente, 80% dos resultados vem de apenas 20% de nossos esforços. 

Essa é outra maneira de dizer que é melhor descobrir qual plataforma de mídia social seu público usa e, então, tornar-se super focado em engajá-los nesse meio. Eu sou fã do facebook ;)

4. Prepare uma história envolvente.

Por que você está levantando dinheiro através de uma campanha de crowdfunding? Por que você é apaixonado por música? Por que esse tipo de música em particular? Como artista, o que você quer trazer para o mundo?

Sua história diferencia você do pacote. Sua história responde à pergunta de por que as pessoas devem prestar atenção em você, quando há tantos outros músicos por aí. Quando alguém gosta de sua música, você encontra um fã, mas quando alguém também ama sua história, se identifica com  você e o que você defende, você ganha um fã para a vida toda .

5. Você precisará de um plano de Ação.

Eu sei que a última coisa que a maioria dos músicos querem fazer é planejar, pensar em Marketing, vendas, mas, se você quer ter sucesso em suas campanhas de crowdfunding, então você vai precisar montar um plano de ação completo.

Porém, pra você não perder tempo e quebrar a cabeça tentando criar um plano sozinho, você pode adquirir um passo a passo detalhado e aprender como eu fiz 3 campanhas de sucesso, ajudando inclusive outras bandas independentes.  Eu recomendo você conhecer o nosso treinamento aqui do Radar Brasil, Crowdfunding para Bandas e Artistasque pode ser acessado aqui . 

Caso você queira criar sozinho um plano de ação, as perguntas mais importantes que você deve responder são:

  • Qual Melhor Plataforma para a sua Banda?
  • Qual o tipo de campanha: tudo ou nada? Flexível?
  • Qual o prazo terá sua campanha?
  • Quais as ações de Marketing realizará semanalmente e diariamente?
  • E se os fãs não estiverem "animados", o que fazer?
  • Como fará o acompanhamento de sua campanha?
  • Quais os meios utilizará para divulgar sua campanha?

Essas são as perguntas principais. Caso, nunca tenha feito uma campanha, à primeira vista parece um bicho de sete cabeças e fazendo sozinho, é normal que errará. Mas, sim é possível fazer. Porém, fica a dica mais uma vez: aqui no Radar Brasil temos um treinamento online passo a passo, que tem ajudado várias Bandas pelo Brasil a fazerem suas campanhas Crowdfunding com  sucesso. E você pode adquiri-lo clicando aqui. Um forte abraço!

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