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1.000 Fãs Verdadeiros: Um conceito de 2008, Mais Atual do que Nunca...
festivais do brasil

Caro músico. Aqui é Marco do Radar Brasil Festivais. Esta é uma versão traduzida  de um artigo escrito em 2008, por Kevin Kelly (fundador da Wired Magazine). 

Desde o ano de 2020 onde a COVID 19 afetou violentamente o Mercado da Música ao vivo, e sobretudo, artistas e Bandas independentes, eu acredito firmemente que o conceito de 1.000 fãs verdadeiros será fundamental daqui pra frente...

Esse artigo foi escrito para músicos, artistas e "criadores" em geral.  Se você quiser ler o artigo original muito mais longo de 2008 (em inglês), poderá obtê-lo após o final deste post. Boa leitura.

 

Os 1000 fãs verdadeiros (Por Kevin Kelly)

 

Para ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões. Você não precisa de milhões de dólares ou milhões de clientes, milhões de clientes ou milhões de fãs. Para ganhar a vida como artesão, fotógrafo, músico, designer, autor, animador, criador de aplicativos, empreendedor ou inventor, você precisa apenas de milhares de fãs verdadeiros.

Um fã verdadeiro é definido como um fã que compra tudo o que você produz. Esses fãs obstinados dirigem para cidades vizinhas para vê-lo cantar; eles compram as versões de capa dura e brochura e audíveis do seu livro; eles pagarão pela melhor versão em DVD do seu canal gratuito do YouTube; eles te ajudam em campanhas de crowdfunding.

Se você tem cerca de mil fãs verdadeiros como esses (também conhecidos como "super fãs"), pode ganhar a vida muito bem -  sem necessariamente ficar famoso ou ganhando uma fortuna.

Aqui está como a matemática funciona. Você precisa atender a dois critérios. Primeiro, você deve criar PRODUTOS (Ex: CD's, camisetas, Merchandising em geral) o suficiente a cada ano para obter, em média US $ 100 de lucro por cada fã verdadeiro. Isso é mais fácil em algumas artes e negócios do que em outras, mas é um bom desafio criativo em todas as áreas, porque é sempre mais fácil e melhor oferecer mais aos clientes existentes do que encontrar novos fãs.

Segundo, você deve ter um relacionamento direto com seus fãs. Ou seja, eles devem pagar diretamente a você. Você mantém todo o lucro deles, diferentemente da pequena porcentagem que pode receber de uma gravadora, editora, estúdio, varejista ou outro intermediário. Se você mantiver os US $ 100 completos de cada fã verdadeiro, precisará de apenas 1.000 deles para ganhar US $ 100.000 por ano. Isso é um meio de vida para a maioria das pessoas.

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Mil clientes são muito mais viáveis ​​para atingir do que um milhão de fãs. Milhões de fãs pagantes não são um objetivo realista, especialmente quando você está começando. Mas mil fãs são factíveis. Você pode até lembrar de mil nomes. Se você adicionasse um novo fã verdadeiro por dia, levaria apenas alguns anos para ganhar mil.

O número 1.000 não é absoluto. Seu significado está em sua ordem aproximada de magnitude - três ordens abaixo de um milhão. O número real deve ser ajustado para cada pessoa. Se você conseguir ganhar apenas US $ 50 por ano por fã verdadeiro, precisará de 2.000. (Da mesma forma, se você pode vender US $ 200 por ano, precisa de apenas 500 fãs verdadeiros.) Ou pode precisar de apenas US $ 75 mil por ano para viver, para ajustar-se para baixo. Ou se você é um dueto ou tem um parceiro, é necessário multiplicar por 2 para obter 2.000 fãs. Para uma equipe, você precisa se multiplicar ainda mais. Mas a boa notícia é que o aumento no tamanho da sua base de fãs verdadeiros é geométrico e linear em proporção ao tamanho da equipe; se você aumentar a equipe em 33%, precisará aumentar sua base de fãs em 33%.

Outra maneira de calcular o apoio de um verdadeiro fã é tentar obter deles um salário de um dia por ano. Você pode agradá-los o suficiente para ganhar um dia de trabalho? É um nível alto, mas não impossível para 1.000 pessoas em todo o mundo.

E, claro, nem todos os fãs serão super. Embora o apoio de mil fãs verdadeiros possa ser suficiente para a vida, para cada fã verdadeiro, você pode ter dois ou três fãs regulares. Pense em círculos concêntricos com verdadeiros fãs no centro e um círculo mais amplo de fãs regulares ao seu redor. Esses fãs regulares podem comprar suas criações (PRODUTOS) ocasionalmente ou podem ter comprado apenas uma vez. Mas suas compras comuns expandem sua renda total. Talvez eles tragam 50% adicionais. Ainda assim, você quer se concentrar nos super fãs, porque o entusiasmo dos verdadeiros fãs pode aumentar o patrocínio dos fãs regulares. 

Os verdadeiros fãs não são apenas a fonte direta de sua renda, mas também sua principal força de marketing para os fãs comuns.

Fãs, clientes, clientes estão sempre presentes. O que há de novo aqui? Um par de coisas. Embora o relacionamento direto com os clientes fosse o modo padrão nos velhos tempos, os benefícios do varejo moderno significavam que a maioria dos criadores no século passado não tinha contato direto com os consumidores. Muitas vezes, nem os editores, estúdios, etiquetas e fabricantes tinham informações tão cruciais quanto o nome de seus clientes. Por exemplo, apesar de estar no mercado há centenas de anos, nenhum editor de livros de Nova York sabia o nome de seus leitores principais e dedicados. Para criadores anteriores, esses intermediários (e geralmente havia mais de um) significavam que você precisava de um público muito maior para ter sucesso. 

Com o advento dos "onipresentes sistemas de comunicação e pagamento online" - também hoje conhecido como web - todos têm acesso a excelentes ferramentas que permitem a venda direta a qualquer outra pessoa no mundo. Assim, um criador em Bend, Oregon, pode vender - e entregar - uma música para alguém em Katmandu, Nepal tão facilmente quanto uma gravadora de Nova York (talvez até mais facilmente). Essa nova tecnologia permite que os criadores mantenham relacionamentos, para que o cliente possa se tornar um fã e para que o criador mantenha o valor total do pagamento, o que reduz o número de fãs necessários.

Essa nova capacidade do criador de manter o preço total é revolucionária, mas uma segunda inovação tecnológica amplia ainda mais esse poder. Uma virtude fundamental de uma "rede" ponto a ponto (como a Web) é que o nó mais obscuro fica a apenas um clique do nó mais popular. Em outras palavras, o livro, a música ou a idéia mais obscura de venda insuficiente, fica a apenas um clique do livro, música ou idéia mais vendida

No início da ascensão da Web, os grandes agregadores de conteúdo e produtos, como eBay, Amazon, Netflix, etc., perceberam que as vendas totais de * todos * os itens "desconhecidos" de menor venda seriam iguais ou, em alguns casos, excederiam as vendas do alguns itens mais vendidos.

 Chris Anderson (meu sucessor na Wired) nomeou esse efeito "The Long Tail", pela forma visualmente gráfica da curva de distribuição de vendas: uma linha quase interminável baixa de itens que vende apenas algumas cópias por ano que formam uma longa cauda para o animal vertical abrupto de alguns best-sellers. Mas a área da cauda era tão grande quanto a cabeça. Com essa percepção, os agregadores tiveram grande incentivo para incentivar o público a clicar nos itens "não conhecidos". 

Eles inventaram mecanismos de recomendação e outros algoritmos para canalizar a atenção para as raras criações na cauda longa. Até empresas de pesquisa na web como Google, Bing e Baidu consideravam interessante recompensar os usuários com o "não conhecido", porque eles também podiam vender anúncios na cauda longa. 

O resultado foi que os mais obscuros se tornaram menos obscuros. os agregadores tiveram um grande incentivo para incentivar o público a clicar nos itens obscuros. 

Entenda, em uma das milhões de pequenas cidades da Terra, talvez você pode ser o único na sua cidade a gostar de música death metal, ou que quer um carretel de pesca para canhotos. Antes da web, você nunca seria capaz de satisfazer esse desejo. Você ficaria sozinho em seu fascínio. 

Mas agora a satisfação está a apenas um clique de distância. Quaisquer que sejam seus interesses como criador, seus 1.000 fãs verdadeiros estão a um clique de você. Até onde eu sei, não há nada - nenhum produto, nenhuma idéia, nenhum desejo - sem uma base de fãs na internet. Tudo o que é feito, ou pensado, pode interessar pelo menos uma pessoa em um milhão - é uma barra baixa. 

No entanto, se apenas uma em cada milhão de pessoas estiver interessada, são potencialmente 7.000 pessoas no planeta. Isso significa que qualquer apelo de um em um milhão pode encontrar 1.000 fãs verdadeiros. O truque é praticamente encontrar esses fãs,

Agora aqui está a coisa; as grandes corporações, os intermediários, os produtores comerciais, estão todos mal equipados e pouco adequados para se conectar com esses milhares de verdadeiros fãs. Eles são institucionalmente incapazes de encontrar e fornecer públicos e consumidores de nicho. Isso significa que a cauda longa está aberta para você, criador. Você terá seus fãs verdadeiros um em um milhão para si mesmo. E as ferramentas para conexão continuam melhorando, incluindo as recentes inovações nas mídias sociais. Nunca foi tão fácil reunir 1.000 fãs verdadeiros em torno de um criador e nunca mais fácil mantê-los por perto.

Uma das muitas inovações que servem ao verdadeiro criador de fãs é o CROWDFUNDING (financiamento coletivo). Ter seus fãs financiando seu próximo produto para eles é genial. Vantajoso para as duas partes ao redor. Existem cerca de 2.000 plataformas diferentes de financiamento coletivo em todo o mundo, muitas delas especializadas em áreas específicas: arrecadar dinheiro para experimentos científicos, bandas ou documentários. Cada um tem seus próprios requisitos e um modelo de financiamento diferente, além de interesses especializados. Algumas plataformas exigem metas de financiamento “tudo ou nada”, outras permitem financiamento parcial, algumas arrecadam fundos para projetos concluídos.

O mais famoso e maior crowdfunder é o Kickstarter, que levantou US $ 2,5 bilhões para mais de 100.000 projetos. O número médio de apoiadores de um projeto bem-sucedido do Kickstarter é de 241 financiadores - muito menos do que mil. Isso significa que, se você tiver 1.000 fãs verdadeiros, poderá fazer uma campanha de crowdfunding, porque, por definição, um verdadeiro fã se tornará um financiador do Kickstarter. (Embora o sucesso da sua campanha dependa do que você pede aos seus fãs).

A verdade é que cultivar mil fãs verdadeiros é demorado, às vezes estressante, e não para todos. Feito bem (e por que não fazê-lo bem?), Pode se tornar outro emprego em período integral. Na melhor das hipóteses, será uma tarefa de meio período consumidora e desafiadora que requer habilidades contínuas. Existem muitos criadores que não querem lidar com os fãs, e honestamente não deveriam. Eles devem apenas pintar, costurar ou fazer música e contratar alguém para lidar com seus superfãs. 

Se é você e você adiciona alguém para lidar com os fãs, um ajudante distorce sua fórmula, aumentando o número de fãs que você precisa, mas essa pode ser a melhor combinação. Se você for tão longe, por que não "subcontratar" lidar com os fãs para as pessoas do meio - os selos e estúdios e os editores e varejistas? Se eles trabalham para você, tudo bem, mas lembre-se,

A matemática de 1.000 verdadeiros fãs não é uma escolha binária. Você não precisa seguir esse caminho com exclusão de outro. Muitos criadores, inclusive eu, usarão relações diretas com super fãs, além de intermediários comuns. Fui publicado por vários grandes editores de Nova York. Eu tenho auto-publicado. E eu usei o Kickstarter para publicar para meus verdadeiros fãs. Eu escolhi cada formato, dependendo do conteúdo e do meu objetivo. Mas em todos os casos, cultivar meus verdadeiros fãs enriquece o caminho que eu escolho.

O argumento: 1.000 fãs verdadeiros é um caminho alternativo para o sucesso, além do estrelato. Em vez de tentar alcançar os picos estreitos e improváveis ​​de sucessos de sucesso de platina, sucessos de bilheteria e status de celebridade, você pode procurar uma conexão direta com milhares de fãs verdadeiros. No seu caminho, não importa quantos fãs você consiga conquistar, você será cercado não por uma paixão modesta, mas por uma apreciação genuína e verdadeira. É um destino muito mais saudável de se esperar. E é muito mais provável que você chegue lá.


O ensaio original de 2008 foi escrito antes do advento do "Kickstarter, Indiegogo, kickante e outros sites de crowdfunding", e inclui mais a história da ideia. - KK

 

A cauda longa é notoriamente uma boa notícia para duas classes de pessoas; alguns agregadores sortudos, como Amazon e Netflix, e 6 bilhões de consumidores. Desses dois, acho que os consumidores ganham a maior recompensa pela riqueza escondida em nichos infinitos.

Mas a cauda longa é uma benção decididamente mista para os criadores. Artistas, produtores, inventores e fabricantes individuais são negligenciados na equação. A cauda longa não aumenta muito as vendas de criadores, mas adiciona concorrência massiva e pressão descendente interminável sobre os preços. A menos que os artistas se tornem um grande agregador de obras de outros artistas, a cauda longa não oferece caminho para sair da crise silenciosa das vendas minúsculas.

Além do objetivo de um sucesso de bilheteria, o que um artista pode fazer para escapar da cauda longa?

Uma solução é encontrar 1.000 fãs verdadeiros. Enquanto alguns artistas descobriram esse caminho sem chamá-lo assim, acho que vale a pena tentar formalizar. A essência de 1.000 fãs verdadeiros pode ser declarada simplesmente:

"Um criador, como artista, músico, fotógrafo, artesão, artista, animador, designer, videomaker ou autor - em outras palavras, qualquer pessoa que produza obras de arte - precisa adquirir apenas 1.000 fãs verdadeiros e oferecer seus PRODUTOS PARA ESSES, para ganhar a vida.

Um fã verdadeiro é definido como alguém que compra tudo e qualquer coisa que você produz. Eles vão dirigir 200 milhas para vê-lo cantar. Eles comprarão o seu conjunto de caixas de alta resolução re-emitidas com super luxo, mesmo que tenham a versão em baixa resolução. Eles têm um alerta do Google definido para o seu nome. Eles marcam a página do eBay onde suas edições esgotadas são exibidas. Eles vêm os seus lançamentos. 

Eles têm que assinar suas cópias. Eles compram a camiseta, a caneca e o chapéu. Eles mal podem esperar até você publicar seu próximo trabalho. Eles são verdadeiros fãs.

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Para aumentar suas vendas fora da linha plana da cauda longa, você precisa se conectar diretamente aos seus fãs verdadeiros. Outra maneira de declarar isso é: você precisa converter mil fãs menores em mil fãs verdadeiros.

Suponha, de maneira conservadora, que seus fãs verdadeiros gastem cada dia um salário por ano em apoio ao que você faz. Esse "salário de um dia" é uma média, porque é claro que seus verdadeiros fãs gastam muito mais do que isso. Vamos determinar isso por diária que cada fã verdadeiro gasta em US $ 100 por ano. Se você tem 1.000 fãs que somam US $ 100.000 por ano, o que menos algumas despesas modestas, é um meio de vida para a maioria das pessoas.

Mil é um número possível. Você pode contar até 1.000. Se você adicionasse um fã por dia, levaria apenas três anos. A verdadeira amizade é factível. Agradar um fã verdadeiro é agradável e revigorante. Recompensa o artista permanecer verdadeiro, focar nos aspectos únicos de seu trabalho, nas qualidades que os fãs verdadeiros apreciam.

O principal desafio é que você deve manter contato direto com seus 1.000 fãs verdadeiros. Eles estão dando seu apoio diretamente. Talvez eles venham aos shows da sua casa, ou estejam comprando seus DVDs no site, ou solicitem suas impressões na Pictopia. Na medida do possível, você retém o valor total de seu apoio. Você também se beneficia do feedback direto e do amor.

As tecnologias de conexão e fabricação em pequena escala tornam esse círculo possível. Blogs e feeds RSS trazem notícias e próximas aparições ou novos trabalhos. Os sites hospedam galerias de trabalhos anteriores, arquivos de informações biográficas e catálogos de parafernália. Fabricantes de discos, Blurb, lojas de prototipagem rápida, Myspace, Facebook e todo o domínio digital conspiram para fazer duplicação e disseminação em pequenas quantidades de forma rápida, barata e fácil. Você não precisa de um milhão de fãs para justificar a produção de algo novo. Apenas mil são suficientes.

Este pequeno círculo de fãs obstinados, que podem lhe proporcionar a vida, é cercado por círculos concêntricos de fãs menores. Essas pessoas não compram tudo o que você faz e podem não procurar contato direto, mas compram muito do que você produz. Os processos que você desenvolve para alimentar seus fãs verdadeiros também nutrem fãs menores. 

À medida que você adquire novos fãs verdadeiros, também pode adicionar muitos outros fãs menores. Se você continuar, pode de fato acabar com milhões de fãs e alcançar um sucesso. Não conheço nenhum criador que não esteja interessado em ter um milhão de fãs.

Mas o objetivo dessa estratégia é dizer que você não precisa "ficar famoso" para sobreviver. Se você é um escritor, por exemplo, você não precisa ter um best-seller para escapar da cauda longa. Há um lugar no meio, que não fica muito longe da cauda, ​​onde você pode pelo menos ganhar a vida. Esse paraíso intermediário é chamado de 1.000 fãs verdadeiros. É um destino alternativo para QUALQUER artista.

Os jovens artistas que começam neste mundo mediado digitalmente têm outro caminho que não o estrelato, um caminho tornado possível pela própria tecnologia que cria a cauda longa. Em vez de tentar alcançar os picos estreitos e improváveis ​​de hits de platina, sucessos de sucesso de bilheteria e status de celebridade, eles podem ter como objetivo a conexão direta com 1.000 fãs verdadeiros. É um destino muito mais saudável de se esperar. Você ganha a vida em vez de uma fortuna. Você não está cercado por moda e paixão pela moda, mas por fãs verdadeiros. E é muito mais provável que você chegue lá.

Algumas advertências. Essa fórmula - mil fãs diretos - é criada para uma pessoa, o artista solo. O que acontece em um dueto, quarteto ou equipe de filmagem? Obviamente, você precisará de mais fãs. Mas os fãs adicionais que você precisa estão em proporção geométrica direta ao aumento do seu grupo de criativos. Em outras palavras, se você aumentar o tamanho do seu grupo em 33%, precisará adicionar apenas 33% mais fãs. 

Esse crescimento linear contrasta com o crescimento exponencial pelo qual muitas coisas no domínio digital se inflam. Não ficaria surpreso ao descobrir que o valor da sua rede True Fans segue a regra dos efeitos de rede padrão e aumenta conforme o quadrado do número de fãs. À medida que seus fãs verdadeiros se conectam, eles aumentam mais rapidamente seus gastos médios em suas obras.

Uma precaução mais importante: nem todo artista está disposto ou disposto a ser um incentivador de fãs. Muitos músicos só querem tocar música, ou os fotógrafos querem apenas filmar, ou pintores pintam, e eles temperamentalmente não querem lidar com os fãs, especialmente os fãs verdadeiros. 

Para esses criativos, eles precisam somente de alguém que faça isso para eles - alguém para gerenciar seus fãs. No entanto, eles ainda podem apontar para o mesmo destino intermediário de 1.000 Verdadeiros Fãs. Eles estão apenas trabalhando em um dueto.

Terceira distinção. Os fãs diretos são os melhores. O número de fãs verdadeiros necessários para ganhar a vida inflaciona indiretamente rápido, mas não infinitamente. Tome o blog como um exemplo. Porque o apoio dos fãs por rotas blogger através de cliques de publicidade  são necessários mais fãs para um blogueiro para ganhar a vida. 

Mas enquanto isso move o destino para a esquerda na curva da cauda longa, ainda está muito aquém do território de grande sucesso. 

O mesmo acontece na publicação de livros. Quando você tem empresas envolvidas em aproveitar a maior parte da receita do seu trabalho, são necessárias muitas vezes mais fãs verdadeiros para apoiá-lo. Na medida em que um autor cultiva contato direto com seus fãs, menor o número necessário. 

Por fim, o número real pode variar dependendo da mídia. Talvez sejam 500 fãs reais para um pintor e 5.000 fãs reais para um videomaker. Os números certamente devem variar em todo o mundo. Mas, na verdade, o número real não é crítico, porque não pode ser determinado, exceto se você tentar. Quando você estiver nesse modo, o número real ficará evidente. Esse será o número do "True Fan" (Fãs verdadeiros) que funciona para você. Minha fórmula pode ser alterada por uma ordem de magnitude, mas, mesmo assim, é muito menos que um milhão.

Estive pesquisando na literatura todas as referências ao número de fãs verdadeiros. O co-fundador da Suck.com , Carl Steadman, tinha uma teoria sobre microcelebridades. Segundo sua contagem, uma microcelebridade era alguém famoso por 1.500 pessoas. Então esses mil e quinhentos elogiariam você. Como citado por Danny O'Brien , “Uma pessoa em todas as cidades da Grã-Bretanha gosta de seus quadrinhos on-line estúpidos. É o suficiente para mantê-lo em cervejas (ou vendas de camisetas) o ano todo. ”

Outros chamam esse suporte de microcelebridade de micropatrocínio ou patrocínio distribuído.

Em 1999, John Kelsey e Bruce Schneier publicaram um modelo para isso na First Monday, uma revista on-line. Eles o chamaram de Street Performer Protocol .

Usando a lógica de um artista de rua, o autor vai diretamente aos leitores antes da publicação do livro; talvez antes mesmo de o livro ser escrito. O autor ignora a editora e faz uma declaração pública na ordem de: "Quando receber US $ 100.000 em doações, lançarei o próximo romance desta série".

Os leitores podem acessar o site do autor, ver quanto dinheiro já foi doado e doar dinheiro para a causa da publicação de seu romance. Observe que o autor não se importa com quem paga para sair o próximo capítulo; nem se importa com quantas pessoas leem o livro que não pagaram por ele. Ele apenas se importa que seu pote de US $ 100.000 seja preenchido. 

Quando isso acontece, ele publica o próximo livro. Nesse caso, "publicar" significa simplesmente "disponibilizar", não "vincular e distribuir pelas livrarias". O livro é disponibilizado gratuitamente a todos: quem pagou e quem não pagou.

Em 2004, o autor Lawrence Watt-Evans usou esse modelo para publicar seu mais novo romance. Ele pediu a seus fãs verdadeiros que pagassem US $ 100 por mês. Quando ele ganhou US $ 100, ele postou o próximo capítulo do romance. O livro inteiro foi publicado on-line para seus fãs verdadeiros e, posteriormente, em papel para todos os seus fãs. Agora ele está escrevendo um segundo romance dessa maneira. 

Ele recebe cerca de 200 fãs verdadeiros porque também publica da maneira tradicional - com avanços de um editor apoiado por milhares de fãs menores. Outros autores que usam fãs para apoiar diretamente seu trabalho são Diane Duane , Sharon Lee e Steve Miller e Don Sakers . O designer de jogos Greg Stolze empregou um modelo True Fan semelhante para lançar dois jogos pré-financiados . Cinqüenta de seus fãs verdadeiros contribuíram com dinheiro inicial para seus custos de desenvolvimento.

O gênio do modelo True Fan é que os fãs são capazes de afastar um artista das bordas da cauda longa em um grau maior do que seus números indicam. Eles podem fazer isso de três maneiras: comprando mais ("Multi Buyers"), gastando diretamente para que o criador mantenha mais por venda e permitindo novos modelos de suporte.

Novos modelos de suporte incluem micropatrocínio. Outro modelo é o pré-financiamento dos custos de inicialização. Fundable é uma empresa baseada na Web que permite que qualquer pessoa arrecade uma quantia fixa de dinheiro para um projeto, enquanto tranquiliza os apoiadores de que o projeto acontecerá. O fundo retém o dinheiro até que o valor total seja coletado. Eles devolvem o dinheiro se o mínimo não for atingido.

Financiado

Aqui está um exemplo do site da Fundable;

Amelia, uma cantora de soprano clássica de 20 anos, pré-vendeu seu primeiro CD antes de entrar em um estúdio de gravação. "Se eu receber US $ 400 em pré-encomendas, poderei pagar o resto [dos custos do estúdio]", disse ela a possíveis colaboradores. O modelo de tudo ou nada da Fundable garantiu que nenhum de seus clientes perderia dinheiro se ela não atingisse seu objetivo. Amelia vendeu mais de US $ 940 em álbuns.

Mil dólares não manterão vivo nem um artista faminto por muito tempo, mas com muita atenção, um artista dedicado pode fazer melhor com seus fãs verdadeiros. Jill Sobule , uma música que nutre um número considerável de seguidores ao longo de muitos anos de turnê e gravação, está se saindo bem contando com seus fãs verdadeiros. Recentemente, ela decidiu ir até seus fãs para financiar as taxas de gravação profissional de US $ 75.000 necessárias para seu próximo álbum. Ela levantou quase US $ 50.000 até agora. Ao apoiá-la diretamente através de seu patrocínio, os fãs ganham intimidade com seu artista. De acordo com a Associated Press :

Os colaboradores podem escolher um nível de promessas que variam de US $ 10 , que lhes rende um download digital gratuito de seu disco, até US $ 10.000 , onde ela promete que "você virá e cantar no meu CD. Não se preocupe se você não souber cantar bem- nós podemos consertar isso do nosso lado. Queremos que você esteja conosco ” Por uma contribuição de US $ 5.000, Sobule disse que fará um concerto na casa do doador. 

Os níveis mais baixos são mais populares, onde os doadores podem ganhar coisas como uma cópia do CD, uma menção nas anotações e uma camiseta identificando-os como um "produtor executivo júnior" do CD.    

(Fim do artigo - post original em inglês AQUI)

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